CONGELAMENTO DE SÊMEN

 

A Colheita
O garanhão realiza a monta em um manequim (que imita uma égua). A colheita de sêmen do garanhão é realizada utilizando-se uma vagina artificial própria para este fim.

O Preparo
O sêmen é levado ao laboratório e então preparado para a inseminação artificial a fresco, refrigerado ou congelado. Para todas as finalidades o sêmen é avaliado através de microscopia e outros métodos para que seja conferida sua qualidade. Após esta avaliação acrescentamos ao sêmen substâncias para manter e melhorar suas qualidades.
 
A Refrigeração
O sêmen é colhido do garanhão e refrigerado a 5 ºC num recipiente indicado para este fim. Utilizamos este método para preservar a qualidade do sêmen durante 48 horas; durante este prazo, o sêmen pode ser transportado para qualquer parte do Brasil. Isto possibilita a utilização do sêmen de garanhões localizados em áreas distantes.

O Congelamento
Neste caso o sêmen é congelado e mantido por tempo indeterminado em um tanque de nitrogênio líquido, cuja temperatura é de 196º Celsius abaixo de zero. Isto permite o comércio internacional de sêmen e nos possibilita a utilização dos melhores garanhões do mundo ou então exportar sêmen dos nossos garanhões.